Porsche Taycan, primeiro carro elétrico da marca.

Disponível em três versões, o Taycan varia de R$ 589 mil a R$ 979 mil. Os valores, como em todo Porsche, podem ser bem mais altos de acordo com os itens personalizados, como rodas e acabamento do interior. Pelo menos, o carregador de alta potência e a instalação, na casa do cliente, são cortesias da marca. a recarga, de 5% a 80%, leva 22 minutos.

As três configurações diferenciam-se, basicamente, pela potência e autonomia. Todas são equipadas com dois motores, um posicionado em cada eixo.

A mais básica é chamada de 4S. Tem 435cv, mas pode chegar, momentaneamente, a 530cv com o overboost acionado. A autonomia é de 407km e o tempo, de 0 a 100k/h, fica nos quatro segundos. Já o torque é de 86,6kgfm.

A versão intermediária é a Turbo que, apesar do nome, não tem qualquer mecanismo mecânico instalado no motor. A potência gerada é de 625cv, no modo normal, e 680cv ao ativar o overboost. A autonomia é a maior das três: até 450km com uma recarga e a aceleração, de 0 aos 100/km é feita em 3,2s.

A topo de linha é a Turbo S com os mesmos 625cv do Taycan Turbo. Porém, o overbooster chega a impressionantes 761cv, tornando o modelo ainda mais rápido em arrancadas. Sua autonomia, contudo, diminui para 412km. Aqui, o que importa é performance.

O torque é de colossais 107,1kgfm. Já imaginou? E sabe para quanto cai o tempo da imobilidade à casa dos 100km/h? Apenas 2,8s.

O Taycan parece um Panamera do futuro. As linhas modernas e esportivas abraçam quatro portas e espaço para quatro passageiros. Os faróis têm design diferente dos outros modelos da Porsche. São menores e com uma extensão que desce pelo para-choque. A traseira ostenta lanternas interligadas por uma peça plástica luminosa, assim como na nova geração do Porsche 911.

Por dentro, o Taycan está ainda mais à frente dos carros que costumamos ver por aí. Três telas compõem o painel principal. A de instrumentos tem 16 polegadas e os relógios na mesma posição dos modelos analógicos, mas tudo 100% digital.

No meio, duas telas completam o visual. A multimídia, com formato wide e 10,5 polegadas, é operada por comandos touchscreen. Logo abaixo, outro monitor, de 8,4 polegadas, é utilizado para comandar as funções de climatização.

Apesar de ser um sedã, o Taycan chega ao Brasil para tentar pegar clientes, também, do Audi E-Tron e Jaguar I-Pace. Se, por um lado, o modelo perde um pouco da versatilidade de um SUV, por outro, ele tem DNA Porsche com bastante requinte e excelente acerto dinâmico.

Esse lindo esportivo decora uma de nossas paredes.

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